terça-feira, março 15, 2016

Guiné-Bissau recebe esta semana Curso de Formação de técnicos ligados a Zona Costeira

Foto: Arquipélago dos Bijagós, Reserva da Biosfera (Fonte: Site do Governo da Guiné-Bissau)

Evento de dez dias é organizado pela Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações através do Instituto Marítimo e Portuário da República da Guiné-Bissau (IMP-GB) em parceria com a ASPEA e apoio da Rede Lusófona de Educação Ambiental


Entre os dias 16 e 25 de março a República da Guiné-Bissau sedia o 1º Curso de Formação de técnicos ligados a áreas marinhas e costeiras no campo da Educação Ambiental. Ao todo serão 40 participantes entre delegados e inspetores marítimos, agentes (Policias) da Brigada Costeira e técnicos de outras instituições públicas e ONGs vocacionadas para a Educação Ambiental.

A formação propõe-se a constituir uma base importante de trabalho para técnicos e educadores ambientais, integrando dimensões interdisciplinares das áreas das ciências naturais e das ciências sociais e humanas; e tendo em conta os objetivos preconizados nos Estatutos do Instituto Marítimo e Portuário, visando a importância da aprendizagem em contexto local.

Ao longo dos diferentes momentos de trabalho, serão expostos casos práticos com recurso a material audiovisual, apresentações e demonstrações por parte dos formadores e com oficinas e saídas de campo, orientadas para a participação ativa dos formandos.
A metodologia de trabalho ao longo da ação baseiam-se, fundamentalmente, em: discussão e reflexão em cada uma das sessões; atividades de cariz prático, nomeadamente nas oficinas, saídas de campo, jogos ambientais e cooperativos; desenvolvimento de propostas de abordagem das atividades em contextos locais; reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas e sobre a sua utilização pedagógica; e elaboração de projetos de intervenção local. A agenda ainda conta com um encontro da direção da Rede Lusófona de Educação Ambiental da Guiné-Bissau e tomada de posse da direção da mesma.

O curso é uma realização da Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações através do Instituto Marítimo e Portuário da República da Guiné-Bissau (IMP-GB) em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA e apoio da Rede Lusófona de Educação Ambiental.

Este curso resulta do protocolo de parceria entre a ASPEA e o Instituto Marítimo e Portuário da Guiné-Bissau que, segundo o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, tem com missão / objetivos dinamizar as atividades de Educação Ambiental e Responsabilidade Socialna Guiné-Bissau com um programa anual de atividades com formação de técnicos, enquadramento de estágios, e assessoria da dinamização de projetos. Também estão previstas a organização de seminários e congressos e a edição de materiais técnicos e pedagógicos e de comunicação ambiental“.

No âmbito desta missão estão previstas reuniões ao mais alto nível da delegação da ASPEA com: 

a Ministra da Educação Nacional, Dra. Odete Costa Semedo; o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Dr. João Bernardo Vieira; o Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Seco Cassamá; e o Presidente do IMP-GB – Comte Carlos da Silva.


Contatos:
Responsável do curso – IMP-GB: Luís António Manso - +245 95-534 56 72
Ponto Focal REDELUSO-GB: Fernando Saldanha - +245 95-520 87 76 / 96-661 33 29.
ASPEA: Joaquim Ramos Pinto – +351 916 635 638

Apoios Institucionais em Portugal:
Direção Geral de Educação
Agência Portuguesa do Ambiente
DGEstE - Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares
ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

IPL - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais / Instituto Politécnico de Leira

Nenhum comentário: