histórico


HISTÓRICO

A Rede Lusófona de Educação Ambiental (Redeluso) foi fundada no ano de 2005, em Portugal (Ericeira), durante as XII Jornadas Pedagógicas da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). A fundação da rede tinha como princípio a construção de identidades pertencentes aos territórios falantes da língua portuguesa.

XII Jornadas Pedagógicas da ASPEA

Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável

no contexto da Década das Nações Unidas
da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014)
Ericeira 27 a 29 Janeiro 2005


Em 2006 tivemos o primeiro encontro presencial em Joinville, durante o VI Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. Deste encontro, deliberou-se a necessidade da articulação permanente da lusofonia e foi lançado o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PAÍSES LUSÓFONOS E GALÍCIA, que aconteceu em Santiago de Compostela, na Galícia, em 24 a 27 de setembro de 2007. Com aproximadamente 250 participantes, foi revelado o estado da arte da educação ambiental nos 8 países falantes da língua portuguesa, além de diversas conferências, painéis e mesas-redondas que abrilhantaram o evento e que revelaram o entrecruzamento de diversas bases teóricas, práxis diferenciadas e um conjunto de axioma plural, ainda que o idioma fosse o mesmo. Foi considerada a relevância das lutas políticas nos locais que provavelmente sejam frágeis, já que o “establishment” direciona o mundo anglo-saxão na hegemonia das disputas dos poderes. A meta foi, assim, recuperar o idioma como expressão identidária que reforçasse as experiências e vivências em educação ambiental, tecida num mosaico plural e diverso dinamizado pelas transformações de uma era.

CEIDA

MMA
[link notícia]

[IMG_7502.JPG]
1º congresso internacional - Galicia, 2007
Michèle Sato, Aidil Borges e Carlos Rodrigues Brandão

Cabo Verde foi o país que reivindicou a promoção do 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PAÍSES LUSÓFONOS no ano de 2010, contudo, devido as forças econômicas o evento não conseguiu ser concretizado e somente em 2013 o Brasil assumiu a sustentabilidade da Redeluso, promovendo o 2º encontro em Cuiabá, Mato Grosso. Após este período de 6 anos, o cenário se modificou e foi preciso recuperar o estado da arte novamente nos 8 países falantes da língua portuguesa, quais sejam:
(1) Angola
(2) Brasil
(3) Cabo Verde
(4) Guiné Bissau
(5) Moçambique
(6) Portugal
(7) São Tome e Príncipe
(8) Timor Leste,
além de algumas localidades não independentes, mas que mantêm a identidade na lusofonia, como é o caso da Galícia ou Macau.

A proposição deste 2º congresso foi ter um fio condutor na (des)colonialidade, que permeou o debate de 3 dias do evento, fazendo emergir os sentimentos de pertencimento, o amadurecimento da educação ambiental e os itinerários de um sonho lusófono, fortalecendo a Comunidade dos Países falantes da Língua Portuguesa (CPLP).

O 2º congresso aprovou os princípios da Carta da Terra e do Tratado de Educação Ambiental, além de diversas outras orientações importantes à redeluso.

Galeria de fotos: 
[link]

 

 



****************
Histórico da RedeLuso e desdobramentos
conferência de Aidil Borges, Cabo Verde no 2º congresso internacional de educação ambiental dos países lusófonos.
Cuiabá, 9, 10 e 11 de setembro de 2013.
[link]

          2005: fundação da Redeluso em Ericeira, Portugal (XII Jornadas da ASPEA)
[link]

          2006: Encontro internacional em Joinville, SC, Brasil (VI Iberoamericano de Educação Ambiental)
[link]

          2007: 1º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos, sob a coordenação do CEIDA, em Santiago de Compostela, Galícia
[link evento]
[link folder]

          2013: 2º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos, sob a coordenação da UFMT, em Cuiabá, MT, Brasil
[link]

          2015: O 3º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos está sob a organização da ASPEA e será em Murtosa, Portugal.
site em construção
*

Nenhum comentário: