quarta-feira, outubro 01, 2008

Acordo ortográfico dos países de língua portuguesa assinado pelo Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira, dia 29 de Setembro de 2008, os quatro decretos que promulgam o acordo ortográfico dos países de língua portuguesa e que estabelecem o prazo para a adequação da nova ortografia no Brasil até 2012.

Lula destacou que a celebração do acordo ortográfico fortalece os laços dos países lusófonos e aumenta no mundo a presença da língua portuguesa e das literaturas no mesmo idioma. Admite a existência de um significado estratégico no que diz respeito à cooperação dos países.

Segundo o presidente, a circulação de obras literárias no mundo lusófono poderá ser incrementada a partir da "adequada padronização da língua escrita". O acordo entrará em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2009 e será introduzido nos livros escolares em 2010, de forma gradual, para se tornar obrigatório em 2012.

O Projeto de Educação Ambiental na CPLP, concebido a partir do reconhecimento dos Ministros do Ambiente dos oito países de que o enfrentamento das mudanças sócio-ambientais globais precisa ser assumido de forma conjunta, tendo inclusive elegido temas prioritários para a plataforma de cooperação trabalhar, tem uma meta diretamente relacionada com “o intercâmbio de informações por meio eletrônico, por correspondência, por meio de cessão de material técnico-informativo e bibliográfico, e pelo compartilhamento de sistemas de informação”.

Encontra-se na fase de seleção do que pode constituir material pedagógico para as estruturas educativas (Salas Verdes/ Centros de Educação Ambiental) nos países, respeitando o intercâmbio de títulos entre os países, a escolha democrática e eqüitativa de materiais que atendam às realidades sócio-culturais-ambientais locais, para se ter a leitura da comunidade unida pelo mesmo idioma mas tão diversa.

Fonte: http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2008/09/lula-assina-dec.html

Nenhum comentário: