segunda-feira, junho 09, 2014

Na iminência de aprovação de megaprojeto hidrelétrico ambientalistas convocam marcha de protesto

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=80997


Na iminência de aprovação de megaprojeto hidrelétrico ambientalistas convocam marcha de protesto

Adital
Na iminência de que o Comitê de Ministros aprove o projeto hidrelétrico Hidroaysén, na Patagônia chilena, organizações ambientalistas e demais movimentos sociais convocam a população para uma marcha de protesto contra essa possível aprovação. A mobilização deve ser realizada em Santiago, nesta terça-feira, 10 de junho.
"Estamos esperando a decisão do Conselho de Ministros em alerta máximo e preparados para iniciar as mobilizações no caso de se resolva qualquer coisa que não seja um claro rechaço a esse projeto que implica a destruição de nossa Patagônia”, afirmam os organizadores do protesto.
Desde seu anúncio pelo governo, em 2011, HidroAysén é alvo de polêmica e críticas. Contempla a construção e operação de cinco centrais hidrelétricas, duas no rio Banker e três no rio Pascua, localizados na região de Aysén, sul do Chile. O completo terá uma potência instalada de 2.750 megawatts e uma capacidade de produzir 18.430 gigawatts de energia por ano, totalizando o investimento de 3,2 bilhões de dólares. Seria o maior projeto energético do país, com a capacidade de cobrir 21% da demanda energética do Chile.
O grande problema, no entanto, são os impactos ambientais gerados. Estima-se que o projeto Hidroaysén inundará 5,9 mil hectares de reservas naturai. Segundo estudos, o projeto afetará seis parques nacionais, 11 reservas ambientais, 26 locais prioritários de conservação, 16 pântanos e 32 áreas protegidas privadas. Serão impactadas seis comunidades mapuche, quatro comunidades de Toltén, uma de Lautaro e outra de Victoria. Além disso, parte da parede da central Baker 2 passaria ao longo do Parque Nacional Laguna San Rafael, barrado o rio Baker e provocando danos ambientais irreversíveis.

Nenhum comentário: